sábado, abril 09, 2011

Bichos devem comer frutas?

Estômagos dos animais não toleram frutas cítricas; gato é o mais seletivo



Keiny Andrade
Clique para ver imagem ampliada
É comum cachorro gostar de banana ou outras frutas. Mas será que o cão precisa dos nutrientes contidos nesses alimentos? Segundo especialistas, cães e gatos não necessitam de acrescentar frutas em sua dieta diária.

As frutas funcionam muito mais como um agrado, um mimo aos animais do que uma necessidade alimentar. "Normalmente, os donos oferecem aos seus cães a fruta que estão comendo, mas é preciso ter muito cuidado com o que vai ser dado ao animal", alerta a veterinária Patrícia Friggi de Souza.

A veterinária explica que as frutas ácidas, por exemplo, como laranja, mexirica, morango e abacaxi não devem ser oferecidas aos cães. "Eles têm um estômago muito sensível e vão sofrer com a fruta ácida", acrescenta.

Algumas frutas podem ser dadas, apesar de não acrescentarem nenhum valor protéico à dieta, como banana, maçã (menos a verde, porque é ácida), pera, manga e ameixa doce.

A água de coco é indicada para os animais que estão se recuperando de complicações no estômago e gastrite. No entanto, cães e gatos não gostam de nenhum tipo de suco de frutas.

Já os bichanos não são chegados a comer frutas. Os gatos preferem mesmo os legumes. "O gato é muito seletivo e as frutas não o apetecem", explica Patrícia. "A salada atrai, muitas vezes, por causa do azeite."

A veterinária lembra ainda que mesmo que o dono dê frutas ao animal, nunca deve deixar que ela substitua uma refeição de ração. Ela ressalta que durante a fase de crescimento o animal deve comer somente a ração.
Adriano Pereira
Clique para ver imagem ampliada
VOADORES - Para um cãozinho uma fruta funciona como um mimo, um carinho. Mas, para um pássaro, como canários ou periquitos, as frutas têm um importante papel -- suprir as necessidades de vitaminas e proteínas.
O proprietário da pet shop Canto dos Bichos, Daniel Vaz dos Santos Ferri, explica que a ração dos pássaros é basicamente composta de grãos e que falta nelas alguns ingredientes que as aves encontram na natureza. Segundo ele, recentemente surgiu no mercado um alimento completo e balanceado para as aves. "Esse alimento é totalmente absorvido pelo organismo, suprindo as necessidades das diversas vitaminas que são escassas nas misturas de grãos", ressalta.

Ferri lembra ainda que podem ser oferecidas às aves as mais variadas frutas, desde que não sejam cítricas, como laranja, mexirica, limão e abacaxi. "Alface também deve ser evitado, porque coastuma fazer mal para os pássaros", conclui.

Frutas e seus efeitos

uvas - soltam o intestino

goiaba - prende o intestino

caju - causa acidez

mamão - solta o intestino

maça - prende o intestino

melancia - difícil digestão

melão - difícil digestão

kiwui - causa acidez

manga - rica em fibra

laranja - causa acidez

mexirica - causa acidez

abacate - é muito gorduroso

côco - é muito gorduroso

morango - causa acidez

abacaxi - causa acidez

O que não faz mal

mamão, maça (menos a verde porque é ácida), pera, banana, manga, ameixa doce

água de côco é bom principalmente durante e após as complicações gástricas

Fonte: veterinária Patrícia Friggi de Souza



Thaís da Matta Fagundes Lima
Proteção aos animais - Macaé
http://www.pro-animal.org
thais.matta@hotmail.com

10 comentários:

Paulinha antoli disse...

back adora queijo! rsrsrs mas ração só se for wyskas, gatinho vira-lata metido a rico rsrsr

Silmara Moreira disse...

Eu tinha uma cadela cocker que amava frutas e verdura, ela amava maça, cenoura e até manga. dizem que os cockes são uma raça que ama frutas...ndt

mauro pinheiro disse...

Para os bichos é importante NUNCA dar UVAS e uva-passa. Elas são nocivas, trazem complicações sérias, compromentendo as funções renais e podem inclusive causar a morte do animal.

E maçãs sempre SEM CAROÇO. Os caroços de maçã também têm efeito tóxico para os bichanos (gatos e cachorros).

Anônimo disse...

Vegetais podem ser dados para os animais e alguns até fazem muito bem e eles adoram http://revistameupet.com.br/alimentacao/7-vegetais-e-legumes-para-ajudar-na-dieta-do-seu-caozinho/135/

Anônimo disse...

Vi que tem algums legumes e vegetais são muito bons para os cãezinhos. Vi aqui

http://revistameupet.com.br/alimentacao/7-vegetais-e-legumes-para-ajudar-na-dieta-do-seu-caozinho/135/

Michelle Fioravanti disse...

Estranho dizer que bichos não gostam de suco de frutas. Porque a minha gata tomou um pouco do meu suco de laranja hoje e adorou. Vi agora que laranja não é bom, mas posso tentar com mamão, que é uma fruta que ela já comeu e se interessou.
Já que ela gostou de suco de laranja, vou tentar dar a ela suco de maçã talvez. Será que aquela laranja mais fraquinha que dão para crianças também não pode? Porque ela gostou mesmo do suco de laranja.

M disse...

Bom dia!!
Sou criador de passeriformes, ( aves) como trinca ferro. O que posso dizer e que as rações extruzadas, como a nutropica por ex; e completa.
A questão da fruta e mais pra o alado interagir, aconselho colocar pedaços bem pequenos, e que não deixe por mais de uma hora na gaiola. Por conta de azedar muito rápido.
Uma outra dica, e da alimentos com fonte de proteínas animal, como Ricota sem sal, tenébrios e ovo cozido, esse após abrir fervura deve se deixar por mais 15 minutos, pra eliminar a salmonella... Um bom dia a todos....

Débora Rodrigues disse...

Oi! Trento 04 piriquitos, mas não gostam de nenhuma fruta, só de sementes, agrião, mostarda e couve. Preciso dar alguma vitamina? Qual? Quantas vezes ao ano.

Unknown disse...

Desculpe, mas está enganada... Whyskas tem muito sal e não eh uma das rações mais recomendadas pelos veterinários. Existem rações super premiam muito mais ricas e saudáveis para os gatos.

Unknown disse...

Minha cadela adora comer com a ração,o bagaço do coco ralado e tirado o leite!posso continuar a dar-lhe essa comida?