sexta-feira, abril 08, 2011

Alimentação dos gatos




Estudos mostram que o gato domesticado possui necessidades alimentares especiais.
A alimentação correcta do seu gato, desde filhote, irá influenciar a saúde dele por toda a vida.Os gatos não tendo uma boa alimentação, não poderão se desenvolver bem, nem terão a resistência necessária para evitar doenças e ao ambiente. Alimente seus gatos sempre no mesmo horário e lugar.
A hora da comida é um grande evento para o animal. Qualquer mudança na alimentação, mesmo que seja só de marca de ração, deve ser feita de forma gradual.
Mudanças bruscas de alimentação podem causar diarreia. Mantenha sempre a higiene dos comedouros e bebedouros. Use os mais pesados para que não virem com facilidade, coloque folhas de jornal por baixo dos pratos, para evitar que deslizem e também facilitar a tarefa de limpeza.
Evite o uso de comedouros e bebedouros plásticos. Alguns gatos apresentam uma reacção alérgica ao plástico.
Os gatos, como as pessoas, possuem gostos diferentes, alguns não aceitam alimentos que outros gatos adoram.
Procure descobrir qual o alimento que seu gato mais aprecia.
As preferências alimentares dos gatos irá depender do odor do alimento, textura, hábitos alimentares e saúde do gato.
O ambiente também influencia o apetite do gato. Luz, barulho, presença ou ausência de pessoas ou animais, tipo de limpeza do comedouro e bebedouro, são factores determinantes. Não alimente o seu gato em excesso. Alimentar bem não é a mesma coisa que alimentar demais, até que deixem sobras.
Uma boa alimentação é formada por quantidade suficiente de alimentos, com todos os elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do organismo dos gatos.







Thaís da Matta Fagundes Lima
Proteção aos animais - Macaé
http://www.pro-animal.org
thais.matta@hotmail.com

Nenhum comentário: